Artigo

Meio Ambiente e Rotary

Por Eduardo Gil da Silva Carreira

Presidente do Rotary Club de Pelotas Suleste

@rcpelsuleste


O meio ambiente é a sétima e mais recente (2021) área de enfoque do Rotary International, derivada da proposta apresentada pelo presidente brasileiro Paulo Viriato da Costa, em 1990. No mês de abril, os rotarianos concentram-se em proteger os recursos vitais, pois poucas questões têm consequências globais e de longo alcance como as relacionadas ao ambiente.

O enfrentamento da Tripla Crise Planetária que ameaça o bem-estar e a sobrevivência de milhões de seres, por meio das mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade, deve ser encarado como um desafio pelas companheiras e companheiros. O Rotary desenvolve projetos que impactam de forma duradoura na redução das alterações climáticas que ameaçam cadeias alimentares inteiras, como também atua no combate da poluição atmosférica e hídrica. O uso de conexões permite encontrar soluções criativas para o cuidado com os recursos naturais, evidenciando os esforços dos rotarianos de todo o mundo para compartilhar projetos e obter ideias, alcançando iniciativas de sucesso. Dentre os quais destaca-se o Bee Alive dos Rotaract Clubs alemães e seus Rotary Clubs patrocinadores, conscientizado as pessoas sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. Segundo o Greenpeace, elas polinizam mais de 80% das plantas agrícolas e silvestres; um terço da produção mundial de alimentos depende delas! Em sinergia com consciência mundial, o Distrito de Rotary 4563, responsável pelo projeto Vigilância Verde, monitora e promove a retomada dos esforços de plantio feitos ao longo dos anos pelos clubes que abrangem parte do Estado de São Paulo. No mesmo sentido, o projeto Ambiente Jovem, do Rotary Club de Tangará da Serra, em Mato Grosso - no Distrito 4440 - que incentiva o restauro de áreas verdes em um bairro da cidade. O RotaryKids de Pelotas Suleste (Distrito 4680) teve seu projeto inaugural o plantio de uma árvore.

O Grupo de Ação Rotary para Sustentabilidade Ambiental (Esrag, acrônimo em inglês) foi formado para capacitar membros da Família Rotária em todo o mundo a tomarem medidas para especialmente estabilizar nosso clima. As ações ocorrem por meio da conscientização, diálogo, recursos e melhores práticas para o meio ambiente, a fim de planejar, administrar e avaliar projetos, programas e práticas com enfoque Ambiental. O Esrag atua em ações inspiradoras com o intuito de proteger o ambiente para um futuro sustentável do nosso planeta!

Observa-se já a mudança cultural no mundo empresarial em razão dos consumidores avaliarem os impactos ambientais e a sustentabilidade dos produtos, considerando relevante o comprometimento ESG (Environmental, Social and Governance) dos fornecedores. A logística reversa e reciclagem de produtos passaram a influenciar na aquisição de bens. Mais de 70% dos brasileiros estão profundamente preocupados com a fragilidade do planeta e as mudanças climáticas - um índice maior do que a média global, de 64%, segundo a pesquisa Future Consumer Index, produzida pela multinacional do setor de serviços EY, que entrevistou 21 mil pessoas em 27 países e foi divulgada em março pela revista Exame.

O Rotary e seus parceiros buscam dirimir os efeitos de cada crise, combatendo as causas e efeitos, pois afetam os direitos humanos e mais intensamente as pessoas em condições de vulnerabilidade. E com o comprometimento dos rotarianos em promover a proteção do planeta, sustentabilidade e harmonia entre as comunidades e o meio ambiente, cria-se esperança no mundo!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sabor de erva-mate

Próximo

Saúde e IA

Deixe seu comentário